O nosso YouTube está de volta. Subscreve!
Frank casino

Durante este fim de semana, o lutador do NXT Jordan Myles criou uma grande controvérsia no Twitter, acusando a WWE de racismo com o design que fizeram para a sua t-shirt, para vender na loja online da WWE.

No tweet, Jordan Myles afirma que vai continuar a falar até a sua voz ser ouvida e que a forma como se é representado é bastante importante. Na opinião dele, se Vince McMahon e Triple H acreditam que esta t-shirt o representa, deve ser considerada como uma chapada na cara de todos os afro-americanos que lutam ou são fãs da WWE.

Para quem não conseguir perceber, Jordan Myles acusa a WWE de racismo pelo design desta t-shit, alegando que a cor negra, vermelha e branca representam a pele, lábios e dentes de um lutador afro-americano.

Já em resposta a um fã, que questionou se a WWE sequer se dá ao trabalho, o lutador afirmou que os responsáveis da WWE são “cegos” e antiquados, que não compreendem que esta t-shirt é um desrespeito e uma forma de racismo para com os afro-americanos. Que os responsáveis da WWE necessitam de ser “reprogramados”, pois são ignorantes.

A t-shirt de Jordan Myles foi colocada à venda quando a WWE lançou dezenas de t-shirts de lutadores do NXT, quando o programa se estreou na USA Network. Depois de toda esta controvérsia e como seria de esperar, a WWE já emitiu um comunicado a falar desta situação de Jordan Myles, dizendo o seguinte:

Albert Hardie Jr. (Jordan Myles) aprovou o design da t-shirt para esta ser vendida. Como sempre, trabalhamos em colaboração com os nossos lutadores para desenvolver merchadising, usando ideias suas e sempre com a sua aprovação antes de qualquer t-shirt ou outro artigo ser posto à venda.

Este processo aconteceu com o Albert e quando nos foi pedido para que o logo da t-shirt tivesse outro design, nós assim o fizemos.

Nenhuma t-shirt com o referido logo foi vendida.

O comunicado da WWE foi bastante diplomático, de forma a tentar aliviar a pressão que esta controvérsia pode causar à empresa.

No entanto, Jordan Myles já reagiu a esta resposta da WWE, dizendo que quando viu o design pela primeira vez sentiu-se desconfortável, e que em vez de apontar o problema, sugeriu uma alternativa. Disse ainda que o designer Baker Landon lhe disse que Triple H queria usar aquele design, pelo que estava de “mãos atadas” a eventuais alterações. Quando falou sobre o assunto com Triple H, a impressão que recebeu deste último foi que lhe tinha sido dito que o lutador tinha aprovado o design.

Para além disto, Jordan Myles também revelou um email que trocou com Baker Landon em Setembro, onde diz que Triple H adorou o design e que queria que o tipo de letra se parecesse com dentes. Já Road Dogg preferia a t-shirt em cinzento.

Pouco depois, o lutador do NXT afirmou também que todo o sistema da WWE é uma fraude, que não se pode confiar em ninguém. Jordan Myles lembrou que o facto de Hulk Hogan ter um contrato com a WWE é prova disso mesmo, pois bastou um pedido de desculpa para se esquecer toda a polémica de racismo em que a lenda esteve envolvida.

Jordan Myles publicou ainda mais um tweet, entretanto já apagado, em que disse que lutadores como Cedric Alexander (que já está a apoiar esta causa) têm que andar a lutar por oportunidades, e que o único lutador afro-americano que realmente foi reconhecido dentro do Wrestling foi Jay Lethal porque era um “escravo” obediente.

Depois disso, Jordan Myles já fez mais uma série de tweets, afirmando que quer mudar a mentalidade de muitas pessoas. O melhor é acompanhar a conta do lutador no Twitter. Quando voltar a existir alguma actualização relevante, do lado do lutador ou da WWE, actualizaremos este post.


E tu, o que achas do design da t-shirt? Acreditas que é um design ofensivo e racista feito pela WWE ou Jordan Myles exagerou na sua reação?

80 Comentários

  1. APEXPREDATOR5 meses

    Meio exagerado né

  2. Júnior 0075 meses

    Acho que alguém vai ser demitido 🤔🤔🤔

  3. Rui Barbosa5 meses

    O racismo está nos olhos de quem o vê…

    • 🤔 roubou a minha frase 😅

    • Da paa ver que você não é negro.

    • Danilo Loureiro5 meses

      Tu nem conhece o cara hahahah

    • Por esse comentário, percebe-se que ele não é negro

    • Wesley o racismo não acontece só com os negros…

    • Brito5 meses

      O racismo não acontece somente com negros,mas no ocidente, os negros são as grandes vitimas do racismo.
      A não se que voce seja uns daqueles idiotas que ache que existe racismo contra pessoas brancas.

    • Aaah então os idiotas são os que pensam que há racismo contra brancos?? se achas que não há racismo contra brancos, estás muito distante daquilo que é a realidade.

  4. Não foi muito inteligente da parte da WWE ter desenhado uma boca e umas letras em forma de dentes numa t-shirt preta a representar um lutador afro-americano. Estavam mesmo a pedi-las que este tipo de comentários a acusa-los de racismo acontecesse. Outra cena que me deixa a pensar é o porquê do lutador não ter recusado e criticado logo a ideia à equipa da WWE. Ele pediu para alterarem em vez de ter apontado logo o problema e acho que isso também foi um grande problema. Se uma pessoa está desconfortável ou bastante magoada com aquilo que viu, o melhor é dizer logo na hora o que sente. Porque tenho quase a certeza que se assim fosse, se este explicasse o quanto o design da t-shirt o insulta e magoa. A WWE não colocaria à venda e ainda mudava o design todo.

    • João Sawyer mas qual é o problema da boca e dentes numa camisola preta? Queiramos ou não o Jordan Myler é uma pessoa de raça negra e o Jordan Myler está sempre a rir então a camisola escuro com aquela boca e o nome a fazer de dentes não é racismo mas sim um ótimo trabalho dos designers… Racismo era se lhe dissessem estás despedido porque és preto… Ou não vales nada porque és preto… Isto sim é ofender/retirar-lhe oportunidades apenas por ser de uma raça diferente… Mas não é isso que acontece… Fizeram a camisola mostraram-lhe ele aceitou a camisola não tem uma ponta de racismo e o gajo ainda se queixa??? Se eu mandasse ali dentro este gajo tava lixado… E não era por ser preto… Era por ser estúpido… Porque pretos eu aceito agora gente estúpida… Por amor de deus… Será que o Bobby Lashley, Mark Henry, Booker T são vítimas de rascismo ou é o Jordan que é um preto especial??? Eu acho isto completamente ridículo como disse um senhor aqui em cima o racismo está nos olhos de quem o vê

    • E atenção que eu não tenho nada contra a sua opinião só acho mesmo esta situação ridícula

    • W5 meses

      Usa o google e procura “sambo face” e vais perceber o motivo da revolta

    • Obrigado Anónimo pela resposta. Não me lembrava do nome desse nome. Lembrei-me logo do “sambo face” e como as pessoas iam fazer essa tal comparação. Bruno, hoje em dia as pessoas criticam qualquer coisa e este tipo de t-shirt que a mim também me lembrou o “sambo face”, é logo um motivo para ser polémico. Por isso é que disse aquilo. Mas também disse que ele realmente devia ter dito alguma coisa antes de ir online criticar tudo e todos.

  5. TEX5 meses

    Vai ser demitido

  6. Pedro5 meses

    Cheirinho de demisao em

  7. Bill Rods5 meses

    Chamem-me antiquado, mas esta reação não é um tanto exagerada? Eu sou a favor de sanções para todos e quaisquer atos de racismo, mas, simplesmente, não consigo ver aonde é que está o GRANDE problema. No entanto, estou aberto a que me mostrem o contrário.

    • Um conselho para ti: A não ser que você tenha passado por isso, nunca diga como uma pessoa negra deva reagir diante de racismo. Não acho que eles tenham feito isso por mal, mas é totalmente compreensível a reação do Jordan.
      Como foi dito em cima, se você não sabe qual problema nisso, você deveria pesquisar o que é sambo face ou black face.

    • Bill Rods5 meses

      Na minha visão, quando usado para fins não-discriminatórios, o uso de “black face” não é um ato racista. Aliás, considero que a proibição de tais coisas nessas condições é, isso sim, racismo – a afirmação de que não se pode “brincar” ou representar uma cultura só porque a cor de pele é diferente. Porém, tendo em conta que os temas de escravatura e discriminação raciais ainda são muito correntes, aceito que indivíduos dessa etnia tenham uma reação mais agravada sobre temas como aquele que estamos a discutir.

      Só para concluir o meu comentário, eu não disse como é que “uma pessoa negra deva reagir diante de racismo”: apenas disse que, da minha perspectiva, não conseguia perceber realmente o porquê de uma reação desta dimensão, apesar de achar que os motivos são perfeitamente razoáveis, especialmente se tivermos em conta que isto se está a passar nos EUA.

  8. Foto de perfil do Facebook

    Recordo que estamos a falar de uma t-shirt…

    • Sim, uma t-shirt que tem uma semelhança enorme com figuras que serviram de ridicularização dos negros nos EUA.

    • Danilo Loureiro5 meses

      Problematizam e politizar tudo e todos mais um lacrando !!! Daqui a pouco tem lutador da WWE saindo porque o trump está no hall da fama

  9. David Machado5 meses

    Isto tudo por causa de uma t-shirt? Eu sinceramente nao vejo o mal da roupa, se nao me dissessem que a camisola representava “pele, dentes e labios” eu achava-a uma como outra qualquer, alias, continuo a achar. Enfim, é este o nosso mundo.

  10. Racismo?
    Este assunto do racismo e da descriminação é bla bla bla já começa a enjoar… Agora tudo já é racismo que exagero da parte do myles por amor de Deus tantas personalidades de raça negra que teriam levado isto na desportiva e até brincariam com a situação. Menos mania da perseguição

    • Você deveria pesquisa sobre a escravidão que ocorreu no continente americano antes de escrever uma idiotice dessa.

    • Danilo Loureiro5 meses

      Concordo inoe wolf !!

    • Lone Wolf esta história parece aquele episódio do Manchester City este ano… O Bernardo Silva internacional Português partilhou nas redes sociais uma foto de um colega de equipa negro(Mendy) e ao lado o logo dos Conguitos um boneco preto, qual a parte engraçada disto? O colega comentou com emojis a sorrir(eles são bons amigos) e os seguidores do Bernardo Silva criticaram-no por ser racista… Ou seja… A pessoa alvo da piada achou graça e os outros que nem tinham nada a ver é que se sentiram afetados 😂😂

  11. Jonatan Magno5 meses

    Certo, então em nome da lacrada dele, ele ignora que praticamente todas as camisas de tudo que envolve a cultura pop são pretas? Que a maioria das camisas na própria wwe shop são pretas, simplesmente porque o povo gosta de camisa preta…

    Tá certo então…

  12. Simplesmente ridículo lol

  13. Jonas5 meses

    Que atitude babaca. Quer dizer que tudo que for da cor preta é racismo ? Qual o próximo passo ? Pedir cotas de title shot ? Vá trabalhar e chaga de coitadismo

    • Não é só a cor preta. A logo da camisa é bastante semelhante a um boca de lábios grandes.
      Com tem um comentário ali em cima, pesquisa o que é sambo face.

    • Wesley onde estão os lábios grandes? Os supostos dentes estão quase fora da “boca”… no máximo pudemos apartir de agora entender que pretos têem dentes grandes por causa de uma camisola… Cmon… menos…
      E a história por de trás da blackface não se identifica em momento algum com uma camisola… a camisola não ridiculariza nada nas pessoas de raça negra…

  14. JOAO PEDROOOOO5 meses

    Não encontro o problema nem sei onde é que esta t-shirt pode ser vista como racismo. A mim até me fazia lembrar o joker, lol.

  15. Rooben5 meses

    Exagerado
    Nao vejo nada de mal na t-shirt
    Se queria sair pedisse demissão
    Cheira me a querer sair a todo o custo

    • Também estamos a acompanhar essa situação… Talvez publiquemos algo sobre isso em breve, caso consideremos relevante e surjam informações mais concretas. Ainda parece tudo muito vago.

    • Eu acho que o que ele quis dizer é que provavelmente o Jordan fez isto para tentar sair da WWE mas acho que esta é a pior maneira de o fazer

    • Isso e não só. Também há malta a querer sair porque supostamente ainda não receberam os aumentos que lhes foram supostamente prometidos pela mudança do NXT para a USA Network.

  16. Anónimo5 meses

    Acho o racismo muito mau! Mas eu não vejo isso na t-shirt, se fosse noutra cor, por exemplo branco, cinzento, vermelho ou azul ele vinha falar o mesmo? Acho isto um pouco exagerado. Ele teve oportunidade de falar o que pensava. Não gostou dizia logo. Tal como agora está a falar o que pensa, no momento em que lhe mostraram o desenho tinha falado ai. E mais uma vez digo, sou contra o racismo, mas aqui ao olhar para a t-shirt não vi isso.

    • Você está certo, se foce outra cor não teria problema, mas sendo a imagen relembra muitos as figuras que eram usadas antigamente para ridicularizar os negros nos EUA. Não acho que a WWE tenha feito isso por mal, mas também ninguém tem o direito de dizer como uma pessoa negra deva reagir sobre o racismo.

    • Wesley então você identifica esta camisola como racista no entanto se invés de preta fosse branca não existiria racismo? O facto de ser uma camisola branca com uma “boca” e uns “dentes” faz com que a camisola deixe de estar associada a racismo? Meu deus do céu que ridículo… como a cor de uma CAMISOLA muda as coisas de racismo para “não racismo”… a base do racismo é o preconceito e a discriminação não é a cor de uma camisola ahahaha E sim qualquer um aqui tem direito de julgar a formar como o mesmo reagiu e acho que a WWE não só o deveria demitir como o deveria levar a tribunal por difamação à empresa… ia ter de provar onde está a fraude da WWE e onde está esse tal racismo que ele diz existir na WWE… espero que a WWE ainda consiga chupar um bom $$$ desse gajo… querem sair procurem formas decentes de sair… o racismo é crime não é uma brincadeira

    • Brito5 meses

      O próprio Jordan disse que se fosse de outra cor não seria um problema tão grande, mas o fato dessa camisa ser preta faz ter la uma semelhança enorme com os desebhos da sambo face

    • Desisto… Vejam o que quiserem… Mas lembrem-se de uma coisa… Lembrem-se da escola básica… O Jordan é castanho não é preto… Preto ou branco são cores neutras Standard em milhões de empresas por aí o branco e preto não tem a ver com a cor das pessoas… O que interessa é a boca e os dentes em forma de sorriso… Imagem de marca do Myles

  17. PedrKo5 meses

    Esta vitimização devido a uma T-shirt só lhe fica mal e é péssima para a verdadeira causa, eu sinceramente não vi racismo na t-shirt se o lutador viu talvez o racista seja ele

  18. Showstealer5 meses

    Como muito do pessoal que aqui já comentou, também achei a reação de Jordan Myles exagerada. No início ainda lhe dei o benefício da dúvida e até alguma razão.
    Mas depois de tanto tweet contraditório hoje, fica impossível estar do lado dele e nota-se que se está a fazer ao despedimento pela linguagem utilizada e tudo mais.

  19. ngm5 meses

    Eu poderia dizer que é mimimi, mas eu sou branco, então não estou na “pele” dele pra saber o que o J.M sente em relação a essa camisa q pode fazer referência (mesmo q sem querer) aos desenhos antigos de negros com lábios grandes. Mesmo q não tenha sido intencional por parte da equipe de MARKETING da WWE (acho q só quiserem fazer referência ao personagem carismático interpretado por ele), se o cara se sente ofendido, direito dele, mas o mesmo sabe q o preço a ser pago pode ser alto. Acho que a WWE não vai demiti-lo, se não, muitos fãs acusariam a empresa de ser duplamente racista, porém, o Jordan já “peitou” a empresa, então, eu não me surpreenderia se o próprio J.Myles pedisse demissão.

  20. ngm5 meses

    não vou me surpreender se o cody rhodes fizer 1 convite pro jordan, caso ele saia da wwe, principalmente se for demitido. isso aumentaria a guerra entre wwe e aew, mas se isso acontecer, vai demorar pra ele ter 1 papel de destaque na aew

    • Brito5 meses

      Os Bucks não gosta dele,se não mim engano até o copararam a uma menina chorona no BTE. E depois do que ele falou do Lethal duvido que o resto deles irao quere lo

  21. Danilo Loureiro5 meses

    Lembre que há algo por trás disso , ele quer sair e achou um motivo , tolo e exagerado mas um motivo pra ele

  22. Lucky Cannon5 meses

    WWE racista? Isso é a piada do ano, nunca vi uma empresa amar tanto os negros como a WWE. Não vou me prolongar, mas vocês lembram do NXT5? Tivemos o melhor hell de todos os tempos, Lucky Cannon, mas para proteger um wrestler péssimo em ringue chamado Titus Oneil, a WWE preferiu prejudica-lo no nxt e demiti lo. Isso é ser racismo? Hahaha.

  23. ngm5 meses

    será q algum astro negro da wwe vai se manifestar e ficar do lado do jordan? eu acho complicado pq não querem perder o emprego, sem contar q alguns talvez não achem racismo a camisa q supostamente faz referência ao estereótipo do negro com lábios gigantes, sorriso grande e tal.

  24. Beatriz Lynch5 meses

    Talves ele só queira sair, e esta aproveitando essa shirt “duvidosa” pra forçar, é só o que acho, mas veremos o que vai acontecer…

  25. Geovanne5 meses

    Este rapaz é um ignorante!!! Como um cara ver racismo neste logo???

    Hoje em dia tudo se tornou racismo, homofobia e etc.

    • Brito5 meses

      Outros comentários aqui ja explicaram o que tem de eacista nisso. So pesquisa o que é Sambo face, que é bastante semelhante a logo da camisa

    • Brito vá ler o que deu origem ao Blackface…
      E depois vá ler o que é o racismo…
      Nenhum deles está ligado a esta camisola.

    • Brito5 meses

      O black face teve origem nos EUA quando os atores negros pintavam se de preto e agiam de forma exagerada e estereótipo de negros. Eram uma forma de ridicularizar os negros.
      Se você não acha que isso e racista entao você que tem que pesquisar o que é racismo.

    • Brito eu acho isso racista.. você não entendeu eu não estou a dizer que o blackface não foi realmente uma atitude racista por parte de europeus e americanos a questão é onde é que isso está ligado à t-shirt? A camisola é preta porque é uma cor standart é uma cor neutra que milhões de empresas por aí usam o realmente importante é a boca e os dentes que espressam o sorriso.. a imagem de marca do Myles… Há por aí Wrestlers com t-shirts pretas e os Wrestlers são brancos… Para mim isso é só estupidez de do nada aparecessem com uma camisola castanha… É que castanho não é uma cor standart não é uma cor normal o normal é principalmente preto ou branco

    • Não acho que a WWE tenha feito isso por mal, mas não da para criticar a reação do Jordan nesse caso. não da para negar que ha uma enorme semelhança entre o desenho da camisa com as imagens do sambo face. Mesmo não sendo intencional, só do fato deles terem feito essa camisa a uma pessoa negra é algo estupido.

    • anonimo5 meses

      Não não é estupido considerando o fato que como você mesmo disse a WWE não fez por mal… e sim, dá pra criticar e muito a reação dele, tanto que até o Titus O’Neil e Booker T fizeram isso…

    • Eles criticaram a reação perante os comentarios dele sobre o Lethal.

  26. renato agastao da silva5 meses

    as pessoas ja eram uma bosta depois q inventaram essas redes sociais as pesoas ficaram uma merda ho pessoas chatas reclaman de tudo e eu so moreno descendo de duas racas africana e europeia com muito orgulho das duas pq eu quero saber qual povo do mundo nao ja foi escravizado digan

  27. Quem criou os emojis é bué racista… agora foram criar uma mão negra? ✋🏿 Isto é bué racista tipo… Vocês conhecem a história da Blackface?

    • Como eu disse em um comentário em cima: Se você nunca passou por isso, ou se você não é negro e se uma pessoa negra negra reclamar sobre racismo, não tente dizer se ela está certa ou errada, oi dizer como agir nessa situação. Se você não é negro, ou de qualquer grupo que seja historicamente marginalizado, você não tem moral nenhuma para dizer o que é ou não é racismo.
      Sei que seu comentário foi irônico, mas ai vai: black face era um ato que brancos usavam para ridicularizar os negros, como já disse acima, não acho que a WWE fez isso por mal, mas só pelo fato de terem feito essa camisa eles merecem toda as críticas, pois parece que essa camisa é um deboche aos negros pela sua semelhança com os desenhos do sambo face, mesmo não intencional.
      Os emojis de com tom de pele negra foram criadas por REPRESENTATIVIDADE, e não deboche como black face.
      Tentando justificar um ato racista, só lhe faz um grande RETARDADO.

    • Aaah um emoji é representatividade uma camisola preta tal como:
      https://shop.wwe.com/king-corbin-none-more-hated-authentic-t-shirt/23439E77FD.html?dwvar_23439E77FD_color=No%20Color
      https://shop.wwe.com/stone-cold-steve-austin-hell-yeah-new-york-t-shirt/0270C373C6.html?dwvar_0270C373C6_color=New%20York
      https://shop.wwe.com/braun-strowman-the-monster-of-all-monsters-authentic-t-shirt/2810274CD2.html?dwvar_2810274CD2_color=Black
      https://shop.wwe.com/braun-strowman-the-monster-of-all-monsters-womens-authentic-t-shirt/281444BC01.html?dwvar_281444BC01_color=Black
      https://shop.wwe.com/braun-strowman-the-monster-of-all-monsters-youth-authentic-t-shirt/281DAAD8DF.html?dwvar_281DAAD8DF_color=Black
      https://shop.wwe.com/becky-lynch-the-man-est.-2018-authentic-black-t-shirt/238803853F.html?dwvar_238803853F_color=black

      Enfim… tinha muitas mais mas não me apetece continuar basicamente o que todas têem em comum? Todas são pretas… porque é uma cor neutra…. porque o preto é uma cor que veste bem com tudo…. Isso é racismo? A única diferença é que a do Myles tem uma boca e uns dentes em forma de sorriso… imagem de marca do Myles..

      E posso falar do que quiser sim… não preciso de ser preto nem vítima de racismo… sou um cidadão do mundo e como tal sei que se há um problema… se há racismo… que é exatamente igual a SE HÁ CRIME as coisas são resolvidas no tribunal na justiça não é no Twitter… e você é que não é ninguém para dizer o que é que eu ou qualquer outro utilizador aqui pode ou não dizer porque pelos vistos já andou por aí a tentar mandar no que os outros dizem também… resumindo.. e pela última vez… a reação do Myles foi triste… uma vergonha para os próprios negros que vêem o tema racismo envolvido em tretas estúpidas como esta… enquanto isso há por aí reais vítimas de racismo a sofrer e nunca serão sequer comentados…. espero que a WWE trate “bem” desta situação… já disse e repito se fosse eu a mandar naquela empresa este individuo não ia sair a sorrir(literalmente) desta história… Tenho bastante interesse em seguir o desfecho desta história… espero que o Vince e Triple H hajam juridicamente… gostava de o ver a provar tudo aquilo que expôs… e se realmente há uma fraude na WWE então que o exponha no tribunal porque isso é importante também aqui não há coitados se a WWE tiver de ser punida então força… ele já perdeu o emprego mm…

    • Você não entendeu absolutamente nada. O problema não é só a cor preta, o problema é o conjunto, a cor preta e a logo, que se assemelha muito a uma figura histórica de ridicularização aos povos negros.Essa camisa não seria racista se a logo o cor fosse diferente, mas o conjunto de tudo ESSA CAMISA É RACISTA SIM.
      Se você é branco, você não tem moral nenhuma para dizer o que é ou não racismo de verdade,, ou como uma pessoa de cor deva reagir diante ao racismo. Ainda mais dizer o que é ou não vergonha ao povo negro
      Referente ao seu comentário acima. Pode existe preconceito contra pessoas brancas, mas, a não ser que seja judeu, NÃO EXISTE RACISMO CONTRA BRANCOS. Pelo simples fato, para você ser racista contra alguém exige que se tenha privilégios históricos sobre algum grupo, e absolutamente nenhum grupo étnico têm mais privilégios que os brancos.

    • anonimo5 meses

      Errou de novo, racismo também depende do contexto do país e sociedade em que as pessoas vivem… claro que na maior parte do mundo os negros são as grandes vítimas de racismo mas não exclusividade de uma só raça e nunca será… vai ver como os brancos sofrem hoje na África do Sul (ironicamente terra do Apartheid) como um “árabe” é tratado em parte da Europa, como um “latino” é tratado nos EUA, como um japonês é tratado na China (e vice versa) etc… ah, e não existem pessoas de cor e sim negros, não é vergonha nenhuma ser negro pra precisar ser diferenciado como pessoa de cor!

    • Finalmente alguém inteligente… Não vale a pena anónimo o Wesley quer ter razão à força deixe-o ficar contente… É certamente uma criança com muito a aprender ainda tem ainda uma visão muito pequena sobre o mundo

    • Brito5 meses

      Os brancos sofrem racismo na África do Sul?
      HAHAHAHA

    • Brito é global não na Africa do Sul nem nos USA nem no Brasil nem em Portugal nem na Ásia onde há diferenças de culturas há racismo de parte a parte… assim como brancos chamam muitas vezes os negros de pretos(em tom racista) os negros pretos whatever também chamam os brancos de pulas… não há santos nesta história simplesmente os brancos tinham mais poder quando se cruzaram com os negros e deu origem àquilo que deu… não é novidade que os humanos gostam de meter outros animais a fazer o seu trabalho(sejam eles animais irracionais ou até mesmo outros humanos)…
      Mas isto não tem nada a ver com o tópico… como é possível o pessoal ver o camisola preta e começar a falar de escravatura…

    • Sim, racismo depende do contexto do país, mas em nenhum país do mundo,mesmo quando são minorias, outro grupo étnico têm mais privilégios que os bracos. Pode existir pessoas que tenha preconceito contra pessoas brancas, mas isso não seria racismo pelo simples fato de que ninguém tem mais privilégios históricos que os brancos. Os únicos brancos que sofrem racismo são os judeus. Mesmo sendo minoria, na Africa do Sul os brancos ainda são grande parte da elite do pais,
      Segundo, nenhum momento disse que os negros são os únicos a sofrerem racismo, por isso uso a palavra pessoa de cor e em referencia a excreção comum na América ao chamar totais as pessoas não caucasianas de pessoas de cor. ,Eu sou negro/indígena não me importo em ser chamado de uma pessoa de cor nesse sentido.
      Bruno, se esse 2000 em seu nome é em referencia ao ano de seu nascimento, sou mais velho que você. Isso explicaria muito, você é só uns dos adolescentes modinhas reacionários de hoje em dia, que acham legal debochar de minorias.
      Essa camisa tem mais haver com a época pos-escravatura/segregação do que referência a escravidão.

    • anonimo5 meses

      Racismo
      substantivo masculino
      1.
      conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.

      2.
      doutrina ou sistema político fundado sobre o direito de uma raça (considerada pura e superior) de dominar outras.

      3.
      preconceito extremado contra indivíduos pertencentes a uma raça ou etnia diferente, ger. considerada inferior.

      4.
      POR ANALOGIA
      atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas

      Sua frase:

      “racismo depende do contexto do país, mas em nenhum país do mundo,mesmo quando são minorias, outro grupo étnico têm mais privilégios que os bracos. Pode existir pessoas que tenha preconceito contra pessoas brancas” ou seja: você mesmo concorda com o que eu falei e descreveu exatamente o que é o racismo e o que acontece HOJE na África do Sul com boa parte dos brancos que são a minoria étnica naquele lugar, assim como o mesmo preconceito acontece em outros países (que já foram citados) com outras minorias étnicas…

  28. Blacky6135 meses

    Quando vi esta noticia eu so reparava numa t-shirt preta com um desenho de lábio e dentes com letras,se é baseado no design do stones nao sei, quase todas as t-shirt da wwe são pretas, apenas alteram o design para cada lutador. Eu nem vi qual era o problema até ver pessoas a ter de explicar o que tem de racismo, e ja agora se tem de explicar o que tem de mal só mostra o exagero e que realmente tão a fazer uma tempestade num copo de agua, se a t-shirt fosse cinza ou branca nao havia esta situação toda e concordo com alguns que é um design que não tem a intenção de insultar ou ofender ninguém. é uma coisa de tomato / tomato se conhecerem a expressão, só vemos o que pensamos ver e mesmo após ver o que supostamente tem de racista continuo a achar nada de mal. ou ficam ofendidos com isso ou acham o design parvo.

  29. duzonraven5 meses

    Acho que o problema com a camiseta foi que elas servem para representar o wrestler certo? Da forma que foi feita o design, dá a entender que a única qualidade marcante do Jordan é ser negro e sorrir, afinal o que fica evidente ao ver-se a camiseta é somente isso. Não acho que a WWE tenha feito-o por mal, mas somente evidencia o racismo estrutural a que todos já infelizmente nos acostumamos

    • Não duzonraven para a WWE a qualidade marcante é o sorriso a camisola preta é simplesmente uma camisola genérica como tantos outros de superstars brancos que também têm camisolas pretas (é simplesmente uma cor standard).

  30. anonimo5 meses

    “Para quem não conseguir perceber, Jordan Myles acusa a WWE de racismo pelo design desta t-shit, alegando que a cor negra, vermelha e branca representam a pele, lábios e dentes de um lutador afro-americano.”

    Uma das coisas mais estúpidas que já li na minha vida… se é demitido por justa causa, aí mesmo que vai criar a questão de racismo como motivo… triste que por causa de esquizofrênicos como esse, muita gente ignora reais casos de racismo pelo mundo, pois acham que absolutamente tudo é vitimismo por casos como esse

  31. PrinceOllivils5 meses

    BESTEIRA DE JORDAN MYLES